quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Gestão Escolar

     O Curso de Especialização em Gestão Escolar surgiu da necessidade de construir em um  processo de formação de gestores escolares que contemple a educação e a busca de uma  qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, olhando a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana trata-se de um  curso de pós-graduação lato sensu, voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas.
    A metodologia do curso está amparada em um conhecimento de educação como processo construtivo e permanente, com base na formação  do trabalho docente, que nos transporta à uma  ligação entre a teoria/ prática e à exigência de ler, refletir e discutir sobre currículo e projeto político pedagógico na  idealização uma gestão democrática dentro das unidades escolares para viabilizar o direito à educação como um direito universal.
     Evocando essa perspectiva, a gestão democrática é presença obrigatória em nossas instituições escolares, com o intuito de levar a comunidade educacional a se organizar coletivamente e levá-la a elaborar um projeto político-pedagógico de qualidade, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de cidadãos críticos e compromissados com a transformação do meio social.
     Desse modo, este curso de especialização para gestores, realizado por meio da EAD e integrado a um conjunto de ações formativas presenciais, pretende democratizar ainda mais o acesso a novos espaços e ações, com vista ao fortalecimento da escola pública como direito social básico, uma vez que essa modalidade de educação possibilita, dentre outras facilidades:
·  uma maior flexibilidade na organização e no desenvolvimento dos estudos;
·  o fortalecimento da autonomia intelectual;
·  o acesso às novas tecnologias da informação e da comunicação;
·  a interiorização, garantindo o acesso daqueles que atuam em escolas distantes dos grandes centros urbanos;
·  a redução dos custos de formação a médio e longo prazos;
·  a criação de infra-estrutura adequada nas universidades públicas e
·  a formação de educadores e técnicos, para atuarem em EAD.